23/24 - PG ODBE - Implementação, Organização e Gestão da Biblioteca Escolar
Organização e Dinamização de Bibliotecas Escolares
A biblioteca escolar tem-se afirmado através das orientações internacionais e na construção sustentada das redes locais de bibliotecas escolares, no caso português. Do ponto de vista nacional, as orientações da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem potenciado a integração de novas unidades e alicerçado o trabalho das anteriormente integradas. A contextualização e o enquadramento local, presente nas orientações produzidas e nas práticas consubstanciadas, implica diferentes ritmos locais no funcionamento quer quanto aos planos de ação, quer quanto à fluência das articulações. A gestão das coleções e os serviços prestados aos utilizadores são alguns dos aspetos valorizados no Plano Anual de Atividades (PAA), no Plano de Ação (PA) e no Plano de Ação da rede local de bibliotecas. Por fim, há que equacionar as práticas de avaliação, a liderança e a divulgação de cada biblioteca escolar. As bibliotecas devem estar ao serviço da comunidade e incrementar a proximidade de todos para que cada um seja “um livro” da biblioteca da sua comunidade.
23/24 - PG ODBE - Políticas do Livro e da Leitura
Organização e Dinamização de Bibliotecas Escolares
Contextualizar ideias e visões dos conceitos de leitura, livros e comunidade, tendo por referência diferentes olhares políticos sobre o livro e a leitura.
Analisar as políticas públicas para o livro e para a leitura: Plano Nacional de Leitura, Rede de Nacional de Leitura Pública e Rede de Bibliotecas Escolares.
Identificar decisores e reconhecer diferentes intervenientes no fomento do livro e da leitura.
Reconhecer a literatura como estímulo ao pensamento analítico.
Considerar a transversalidade da leitura como promotora de estratégias de aprendizagem.
Apreciar os livros e leituras como incentivo ao pensamento crítico.
Equacionar os meandros da edição, distribuição e comercialização do livro.
Analisar as políticas públicas para o livro e para a leitura: Plano Nacional de Leitura, Rede de Nacional de Leitura Pública e Rede de Bibliotecas Escolares.
Identificar decisores e reconhecer diferentes intervenientes no fomento do livro e da leitura.
Reconhecer a literatura como estímulo ao pensamento analítico.
Considerar a transversalidade da leitura como promotora de estratégias de aprendizagem.
Apreciar os livros e leituras como incentivo ao pensamento crítico.
Equacionar os meandros da edição, distribuição e comercialização do livro.